Pudim de aveia, banana e chocolate

Faz mais de dois meses que não publiquei nenhuma receita de sobremesa e se você é novo por aqui deve estar achando que doces não fazem parte da minha dieta. Leitor(a), você achou certo: as sobremesas tradicionais não me seduzem e eu não como açúcar (estou me referindo ao pó branco) nunca, nem amarrada, nem pra ganhar dinheiro. Mas não se engane, eu gosto de degustar uma coisinha doce aqui e acolá. No entanto, entre junho e setembro (o verão aqui) a feira fica carregada de uvas deliciosas, mangas suculentas, pêssegos e figos perfumados e tantas outras frutas saborosas que esqueço completamente dos bolos, pudins, sorvetes e afins. E vou confessar uma coisa. Quando eu mordo um pêssego maduro (que amadureceu no pé) e aquele sabor inebriante invade minha boca e narinas penso: “Nenhuma sobremesa é nem nunca será tão perfeita” e aí perco a vontade de criar receitas doces. Juro. Podem me chamar de xiita.

Mas agora que começou a anoitecer mais cedo, que o vento está cada dia mais fresco e que as frutas de verão estão desaparecendo, me peguei com vontade de comer algo doce que não fosse uma simples fruta. Em uma noite em que o jantar foi leve demais, desejei algo doce, mas consistente o suficiente pra preencher o vazio no estômago. Na improvisação nasceu esse pudim, que nada mais é do que uma papa de aveia com chocolate e banana (inspirada na minha papa preferida). Eu fico até sem jeito de publicar uma receita tão boba aqui, mas ficou tão bom que achei que deveria. Não é nenhuma sobremesa especial que eu serviria aos convidados, mas esse pudim é facílimo de fazer, rápido e mata a fome e a vontade de comer doce ao mesmo tempo. Não é decadente como uma torta de chocolate, mas quebra o galho naquelas horas em que você quer algo gostoso e que fique pronto em menos de 5 minutos. E ainda vem com um super bônus: é uma sobremesa que alimenta (com muitas fibras, ferro e potássio). Eu comi o meu diretamente da panela, com a colher de pau, mesmo. Aconselho você a fazer igual.

 

Pudim de aveia, banana e chocolate

É importante usar leite de coco, pois ele deixa a aveia mais cremosa e combina muito bem com a banana. Testei com leite de amêndoas e o resultado não ficou bom. Eu usei um leite de coco orgânico que trouxe da Europa, sem conservantes e bem líquido, bastante parecido com leite de coco fresco. Claro que o ideal seria usar leite de coco fresco, que é naturalmente adocicado, tem um sabor delicado e não tem conservantes, mas se tudo o que você tiver for leite de coco de caixinha, não tem problema. Nesse caso é importante misturar com um pouco de água por três motivos. Primeiro pro sabor ficar mais suave (o gosto do coco tem que ser discretíssimo). Segundo pra atingir uma conscistência mais fluida (leite de coco industrializado é bem mais espesso que o natural e o pudim ficaria grosso demais). Terceiro pra diminuir o teor de gordura da receita e fazer uma sobremesa mais leve e digesta.

3cs de aveia em flocos finos

1/2x de leite de coco de ótima qualidade

1/2x de água

(pode substituir os dois ingredientes acima por 1x de leite de coco fresco, bem líquido)

1 pitada de sal

1 banana

2cs de chocolate meio amargo picado

1/2cc de extrato de baunilha (opcional)

açúcar, se achar necessário

Cozinhe a aveia com o leite de coco e a pitada de sal, em fogo baixo, até engrossar. Adoce a mistura, se achar necessário. Junte o chocolate picado, a banana em pedacinhos e a baunilha (se estiver usando). Misture tudo e sirva quente. Rende 2 porções. (Reparem que nas fotos acima intercalei camadas de papa, banana e chocolate, mas foi por razões estéticas. Na hora de comer misturei tudinho.)