Pavê de morango com ganache de chocolate

Essa receita era o tema do vídeo que fizemos em Bruxelas em agosto, e que eu deveria ter publicado aqui no blog meses atrás. Acontece que durante a edição percebemos que tinha um problema com o som e o vídeo foi parar na lixeira. Mas a receita era boa demais pra acompanhá-lo e felizmente eu tinha feito algumas fotos do pavê no dia da filmagem. Desde então guardo essa delícia no meu baú de receitas, esperando um momento especial pra publicá-la. Esse momento acaba de chegar.

Confesso que criei essa receita o objetivo de impressionar minha irmã Lu. Aquela que adora chocolate e diz que até meus vinte anos fui a pior irmã do mundo (infelizmente essa informação procede). Mas desde então venho tentando compensar a malvadeza do passado e agradá-la o máximo possível. Dez anos de esforços culminaram com a criação de um pavê de morango com ganache de chocolate amargo. Quando éramos adolescentes adorávamos um bolo de chocolate e creme de morango vendido em uma famosa casa de bolos da cidade. Ainda hoje sonho com o bolo, mas nunca tive coragem de fazê-lo em versão vegana. A solução foi criar uma sobremesa menos trabalhosa, mas que reunisse todos os elementos que nos faziam salivar naquele bolo: morango, creme e chocolate. Missão cumprida.

Talvez minha irmã ainda prefira o danado do bolo (hoje nossos gostos são diferentes), mas esse pavê é extremamente rico e saboroso, mas ao mesmo tempo leve e a elegante, o que aquele bolo-bomba nunca será. Ponto pro meu pavê.

E antes que eu esqueça, um ótimo natal pra todos vocês. Volto segunda, com imagens do natal aqui em Belém. Moro na cidade onde Jesus nasceu e não tem lugar mais especial no mundo pra comemorar o natal.

Pavê de morango com ganache de chocolate

Pra fazer o creme de morangos, gosto de usar uma mistura de creme de soja e um pouquinho de creme de coco. Acho o creme de soja meio ralo e o creme de coco, por ter uma quantidade de gordura maior, deixa a textura mais cremosa e o sabor mais rico. Escolha morangos maduros e docinhos e seu pavê precisará de pouquíssimo açúcar, além do sabor ficar bem mais intenso.

500g de morangos

1cs de açúcar demerara (ou a gosto)

2g (1cc) de agar-agar em pó

250ml de creme de soja de boa qualidade (gosto do creme da Batavo)

5cs de creme de coco*

2cs de leite vegetal

100g de chocolate amargo (gosto do amargo da Arcor, vegano e com 53% de cacau)

Biscoito do tipo maisena (leia a lista de ingredientes pra ter certeza que é vegano)

Chocolate pra decorar (opcional)

Lave os morangos e deixe secar. Separe 200g, corte em pedaços pequenos e deixe macerar com o açúcar durante meia hora. Dependendo da doçura do seu morango, e do seu gosto, você vai precisar de mais do que 1cs. Dissolva o agar-agar com um pouquinho de creme de soja. Transfira pra uma panela pequena e junte o resto do creme de soja e 2cs de creme de coco. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até abrir fervura. Retire do fogo e quando amornar transfira a panela pra geladeira até o creme ficar bem firme.  Pra fazer a ganache, quebre o chocolate em pedaços pequenos, junte 3cs de creme de soja e 2cs de leite vegetal e leve ao banho-maria até o chocolate derreter completamente. Misture bem pra incorporar o creme ao chocolate e reserve. Quando o creme de soja estiver bem firme, bata no liquidificador com os morangos macerados. Se quiser fazer a decoração da foto, separe alguns morangos, corte ao meio e mergulhe em chocolate derretido. Corte o resto dos morangos em pedaços pequenos. Quebre alguns biscoitos maizenas e reserve. A quantidade vai depender do tamanho dos recipientes que você usar pra montar os pavês.

Montagem

Escolha copinhos pequenos, ou taças de vinho, dependendo do tamanho das porções que quiser fazer. Coloque um pouco do creme de morango no fundo do copo, em seguida alguns biscoitos quebrados. Jogue pedaços de morango por cima e cubra tudo com um pouco de ganache. Repita a operação até acabar os ingredientes e/ou os copinhos. Reserve na geladeira até a hora de servir. Decore com morangos cobertos com chocolate antes de servir. Quando gelada a ganache fica bem firme, como uma trufa. Da próxima vez que fizer esse pavê vou colocar só o creme, biscoitos e morangos, deixar na geladeira assim e só vou preparar a ganache minutos antes de servir, pra ela manter a textura ultra cremosa da foto acima. Rende de 4 a 8 porções, dependendo do tamanho dos copos.

*Chamo de “creme de coco” a parte mais cremosa do leite de coco. Deixe uma lata de leite de coco na geladeira por algumas horas e quando ela estiver bem gelada abra com cuidado, sem chacoalhar. Depois é só retirar com uma colher o creme de coco, que vai estar na superfície (a gordura do coco sobe, enquanto que a água desce).

Eu quero o meu em uma taça grande, por favor.