Limonada rosa com hortelã

Se você lê esse blog há algum tempo sabe que 1-Sucos de frutas, mesmo naturais, não entram na minha lista de alimentos saudáveis e por isso… 2-Eu quase nunca tomo sucos. Se você é novo por aqui leia esse post pra entender melhor o que acabei de dizer. Porém tem um suco que descobri na Palestina e que tomei bastante durante meus primeiros anos aqui: limonada com hortelã. Talvez o conceito não seja novo pra vocês, mas eu nunca tinha provado suco de limão com hortelã antes e fiquei encantada com o casamento perfeito de sabores. É uma bebida tradicional e extremamente popular nessa terra, pois a maioria da população palestina é muçulmana e pouca gente bebe álcool por aqui (só os palestinos cristãos, palestinos muçulmanos seculares e estrangeiros).

A receita palestina é feita com suco fresco de limão, açúcar e hortelã batidos no liquidificador com bastante gelo pra ficar com uma consistência semi-congelada. Por não fazer parte da minha vida, açúcar sempre provoca reações estranhas no meu corpo nas raras vezes que o consumo. Alguns meses atrás percebi que minha barriga inchava quando eu tomava limonada com hortelã, como se o açúcar fermentasse lá dentro. A sensação era bem desconfortável e parei de tomar o suco de vez. Mas desde então fiquei pensando em fazer uma versão sem açúcar da limonada, afinal limão com hortelã é gostoso demais pra não ser degustado com frequência. Matutei, matutei, tive algumas ideias, que rejeitei antes mesmo de testar, até que ontem vi a luz!

Eu tinha voltado pra casa com uma linda melancia do mercado (está na época aqui), a primeira que comprei esse ano, e foi aí que a inspiração chegou. E se eu usasse melancia na limonada? Com um ingrediente, natural, barato e fácil de encontrar, eu substituiria o açúcar, a água e, se usasse uma parte da melancia congelada, o gelo também! Nunca na vida tomei suco de melancia porque sempre achei que devia ser algo extremamente sem graça, além de ser muito mais divertido comer melancia do que bebê-la. Mas na minha receita a melancia é apenas o suporte pros sabores do limão e da hortelã, então meu suco está longe de ser sem graça! Extremamente refrescante e saborosa, essa limonada rosa é a maneira mais gostosa de se hidratar durante o verão.

Sei que somente meus leitores europeus poderão degustar essa receita agora. Não é época de melancia no Brasil e em algumas regiões o clima está frio demais pra acolher esse suco semi-congelado (esse é o problema em viver em um lado do mundo e escrever receitas pro pessoal do outro lado). Mas, leitores brasileiros, guardem essa receita em um cantinho da memória e não deixem de experimentá-las assim que as melancias aparecerem nas feiras. Garanto que depois de provar minha limonada rosa seus dias de verão nunca mais serão os mesmos.

PS Se vocês estão se perguntando por que tem tanta foto de gato num blog de comida a resposta é que meus bichanos invadem as fotos sem a minha autorização. No meio da sessão de fotos Noor se instalou confortavelmente na bandeja onde estavam os copos de limonada (ele adora dormir nessa bandeja) e não teve como expulsá-lo.

Limonada rosa com hortelã

Nos EUA pink lemonade é uma bebida muito apreciada, mas na maior parte do tempo é colorida artificialmente (algumas receitas usam suco de cranberry). Além da cor, a única coisa que minha limonada rosa tem em comum com a receita americana é o limão. Tudo aqui é 100% natural e sem açúcar. Não esqueça de retirar as sementes da melancia antes de congelá-la. Eu usei uma quantidade pequena de limão, assim os sabores ficaram bem equilibrados. Se quiser um sabor mais intenso use mais suco de limão, mas nesse caso talvez você sinta a necessidade de adoçar o suco, que era exatamente o que eu queria evitar. Um pouquinho de raspas de limão intensifica o sabor sem, no entanto, aumentar a acidez da bebida. O sabor da melancia, embora discreto, também está presente, mas complementa muito bem os outros sabores. Por isso quase chamo minha limonada rosa de “melonada”. Esse suco é ainda mais refrescante se for servido semi-congelado (como nas fotos), mas você também pode usar só melancia fresca se quiser um suco totalmente líquido.

2x de melancia (em cubos, sem as sementes)

2x de melancia congelada, (em cubos, sem as sementes)

Suco de 1 limão pequeno (aproximadamente 4cs), ou a gosto

Uma pitada de raspas de limão

Um punhado de hortelã picada (aproximadamente 4cs)

Bata a melancia, a melancia congelada e o suco de limão no liquidificador. Junte a hortelã e bata mais um pouco, só o suficiente pra corta as folhas em pedacinhos miúdos. Sirva imediatamente. Rende duas porções de 250 ml cada.

Limonada rosa e o gato